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O segredo do sucesso consiste em três palavrinhas

“Conhecimento, habilidade e atitude: quando se tem conhecimento e habilidade na causa, somados à atitude, qualquer problema se resolve.” – Antônio Rodrigues! Quem aí concorda com o Rei da Cachaça?

A técnica CHA significa conhecimento, habilidade e atitude, e se refere ao tripé das competências. E mais e mais empresas têm buscado adotar essa técnica como parte de seu processo organizacional, principalmente por focar no comportamento das pessoas e para avaliar seus colaboradores. Afinal, são as competências de seus colaboradores que levam ao sucesso do negócio. E a partir do momento que todos os colaboradores estão comprometidos e seguem um plano estratégico, é bem mais fácil alcançar os objetivos traçados pela empresa. Se você ainda está um pouco confuso sobre adotar a técnica CHA no seu negócio, continue a leitura que vai entender melhor como esta funciona.

O que é a Técnica CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude

Essa técnica, que está baseada em conhecimento, habilidade e atitude, foi criada para a avaliação profissional. E em qualquer empresa, esses três termos precisam estar diretamente ligados e sempre interagindo entre si. Por exemplo, uma empresa que deseja vender mais, precisa entender o perfil de cada vendedor e quais são os pontos que se destaca. A ideia é que cada um ocupe o lugar e exerça uma função onde é mais produtivo.

Conhecimento, habilidade e atitude: entenda a técnica CHA

 

Para você entender melhor como funciona o tripé do conhecimento, habilidade e atitude, e porque mais e mais empresas estão adotando essa técnica, é melhor saber em mais detalhes o que significa cada um desses termos.

Conhecimento

Basicamente, conhecimento é você dominar um assunto ou uma determinada área. É tudo o que você aprende ao longo da vida, seja através de leituras, curso, treinamentos e formação acadêmica. É o saber adquirido.

Habilidade

A habilidade é quando você coloca em prática tudo o que você sabe, ou seja, o seu conhecimento. É o saber ou poder fazer. Em uma empresa, é aquele profissional que tem habilidade em determinada área, ajudando-o a desempenhar melhor sua função. E com o tempo, a tendência é que todas as habilidades que a pessoa possua só se aperfeiçoem.

Atitude

Aqui, você toma a iniciativa ou antevê o problema. Assim, você toma uma atitude para resolver aquele problema. É o ser ou querer fazer. Por isso que conhecimento, habilidade e atitude têm que andar sempre de mãos dadas. Pois um profissional só será verdadeiramente competente quando dominar bem o conhecimento, for capaz de aplicar esse conhecimento para obter resultado e ter atitude para fazer o resultado acontecer.

Qual a importância da técnica CHA?

Hoje em dia, um dos principais desafios das empresas é formar profissionais completos. É importante levar em conta que algumas características são próprias das pessoas e outras precisam ser aprimoradas. Por exemplo, é contraproducente uma organização ter um profissional que saiba tomar uma decisão, mas que não tem nenhum conhecimento técnico e nem habilidade para exercer essa ou aquela tarefa. O grande problema aqui é que uma empresa não é capaz de ensinar atitude. É necessário criar um contexto para que as pessoas se empenhem da melhor forma para desempenhar seus papéis. E isso você consegue através da aplicação da técnica CHA, conhecimento, habilidade e atitude.

Como funciona o CHA na gestão de pessoas e desenvolvimento das empresas?

Vamos supor que uma empresa abriu uma vaga para a área comercial. Mas esse cargo requer muita responsabilidade e atitude. No momento da contratação, o RH vai analisar os currículos com base no CHA. Por exemplo, o candidato tem conhecimento técnico, mas não tem experiência na área, isto é, precisa aprimorar outras competências. Por isso que, em processos seletivos, os recrutadores usam essa ferramenta. E como funciona no desenvolvimento e no dia a dia da organização? Como já foi falado, as empresas desejam por profissionais completos e altamente competentes. E a partir do CHA, é possível analisar quais competências de cada colaborador. Quando se analisa os pontos fracos, a empresa pode começar a ministrar cursos e treinamentos, de forma a contribuir para o crescimento da sua equipe.

Quais os Benefícios da Gestão de Competência para a Empresa?

O principal objetivo é fazer com que os colaboradores alcancem as metas propostas, além de ser uma ferramenta útil para o recrutamento e seleção de pessoal. Uma coisa é deixar por conta dos funcionários encontrarem formas de obter os resultados. E outra, é você fornecer meios para que eles alcancem os resultados que você espera. Os principais benefícios para a empresa: Colaboradores mais motivados e satisfeitos; Menor rotatividade no quadro de funcionários; Equipe mais preparada e proativa; Maior produtividade. E tudo isso leva a uma maior rentabilidade da empresa, pois os colaboradores terão desenvolvido competência, habilidade e atitude, questões fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

Como Implementar?

Existe um passo a passo para que a empresa incorpore a técnica do CHA no seu dia a dia:

1º Avaliar a situação da Gestão de Pessoas: Dessa forma, é possível detectar quais as necessidades da empresa, os requisitos para cada função e as competências de cada colaborador.

2º Fazer pequenas Mudanças: Com base nas informações sobre a situação atual, algumas mudanças podem ser implementadas. Por exemplo, definir muito bem as competências referentes a cada cargo.

3º Treinamento: Nesse momento, a empresa deve oferecer treinamentos e cursos para aperfeiçoar as competências de seus colaboradores. 

4º Seleção: No caso de algum cargo não ter sido preenchido com os requisitos desejados, aí sim pode ser feita uma seleção interna e externa.

5º Mensuração dos Resultados: É fundamental depois de todo esse processo, fazer um acompanhamento dos resultados. E a partir daí, pensa-se ou não em novas estratégias para que os colaboradores atendam às necessidades da empresa. Algumas empresas contam com profissionais habilitados em fazer essa implementação, mas algumas optam por contratar uma consultoria especializada para dar o suporte na implementação do CHA. O mais importante aqui é você ter em mente que quanto mais assertivo for o conhecimento, habilidade e atitude de seus colaboradores, mais rápido os resultados traçados serão alcançados.

Invista na sua Empresa, tenha boas Ferramentas e uma Gestão Organizada

Em qualquer negócio, é preciso e muito importante ter pessoas com boas bagagens, ou seja, conhecimento, habilidade e atitude, assim como diz o artigo.

Quer conhecer mais sobre a nossa história e ainda apreciar uma boa dose de sabedoria? Acesse a página história da Seleta e saiba mais aqui.

A venda e o consumo de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Beba com moderação e se beber não dirija.

Fonte: Blog da Soften Sistemas

Reportagem: Flávia Scalon

A venda e o consumo de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Beba com moderação e se beber não dirija.

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