Neste dia 25, a cidade completa 468 anos; entenda a escolha que celebra a fundação da capital paulista.
O aniversário de São Paulo é comemorado em 25 de janeiro. Isso porque nesta data, em 1554, a cidade foi fundada. Em janeiro desse ano, os padres jesuítas Manoel da Nóbrega, José de Anchieta e Manuel de Paiva estabeleceram a companhia no Pateo do Collegio a fim de catequizar a população indígena da região. Hoje, a data é um dos feriados municipais da capital.
Em 25 de janeiro de 1554, o padre Manuel de Paiva celebrou no local a primeira missa de São Paulo. De acordo com a igreja católica, o apóstolo Paulo teria se convertido ao cristianismo neste dia. Por isso, a data foi escolhida para marcar a instalação dos jesuítas na cidade. Também se deve a este fato que a cidade tenha sido batizada com o nome de São Paulo.
A fundação de São Paulo insere-se no processo de ocupação e exploração das terras brasileiras pelos portugueses, a partir do século XVI. Nessa época, o grupo de padres da Companhia de Jesus, escalaram a serra do mar com a intenção de construir o colégio católico.
O padre José de Anchieta, em carta à Companhia de Jesus, explicou as razões da escolha do nome e da data: “A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo. Por isso, a ele dedicamos nossa casa!”