Receitas com cachaça: como usar essa bebida na cozinha

Postado por: Jardel Rodrim | 22-novembro-2017
receitas com cachaça

O uso de alguns destilados no preparo de pratos não é novidade. Inclusive, o sabor característico de certas bebidas chega a ser indispensável para algumas receitas. Por isso, já estava mais do que na hora de a gente te dar umas dicas para aproveitar melhor as suas receitas com cachaça, não é mesmo?

Não vamos te dizer o que preparar, afinal, a internet está cheia de boas opções de partos. Vamos fazer diferente, neste texto. Leia até o fim e confira as melhores dicas para não errar nas suas receitas com cachaça.

Quando e como usar a cachaça

Muita gente acha que, pelo fato de a cachaça ser uma bebida tipicamente mineira, só vai combinar com a culinária típica dessa região. Isso não é verdade.

A cachaça tem sim um sabor marcante, e o maior cuidado, ao usá-la na cozinha, é evitar o excesso. A versatilidade da bebida é tanta que ela tem sido usada até mesmo em doces.

Em outras palavras, use a cachaça com criatividade e você vai descobrir sua utilidade. Os mais comuns são para marinar carnes vermelhas, na sobremesa com sorvete e para cortar o sabor forte da gordura animal.

Se adicionada ao final da receita, o sabor do álcool prevalece. Agora, se você preferir adicioná-la antes de levar ao fogo, o álcool vai evaporar e o sabor da cana ficará mais marcante.

Que tipo de cachaça usar

Sabe aquela mania que as pessoas têm de usar cachaça de qualidade ruim para cozinhar e guardar a boa para beber? Pois bem, pode esquecer isso.

Receita de qualidade só se faz com cachaça de qualidade. Afinal, se você quer dar um toque de sabor ao seu prato, tem que usar uma cachaça saborosa. E as saborosas, você já descobriu tomando Seleta, são as de melhor qualidade.

Por último, lembre-se de basear a escolha do tipo de cachaça com base no prato. Cachaças amareladas têm sabor mais forte e amadeirado, já que são envelhecidas em barris. As cachaças brancas têm sabor mais pronunciado.

Receitas com cachaça tendem a ser mais versáteis

As bebidas normalmente utilizadas na gastronomia não são tão versáteis quanto a cachaça. E isso por um motivo específico: a forma como são envelhecidas.

Rum, tequila, uísque e outros destilados são armazenados apenas em barris de carvalho. A cachaça, por sua vez, pode ser envelhecida no carvalho, amendoim, jequitibá e diversas outras madeiras.

Vale repetir: com alguns poucos cuidados, você pode abrir um universo de sabores nas suas receitas com cachaça. Use a criatividade e experimente!

Ah, e não deixe de curtir a nossa página no Facebook e o nosso perfil no Instagram, pra receber mais dicas como essas!