Tudo sobre moda para quem não liga para moda: fique bonito sem sair do seu estilo

Postado por: Jardel Rodrim | 25-agosto-2017
tudo sobre moda

Afinal de contas, pensa você, saber tudo sobre moda pode ser perda de tempo. E, além do mais, para quem não entende nada do assunto, moda parece um bicho de sete cabeças.

Se o nosso olhar não estiver devidamente treinado, a gente olha e não vê diferença: lenços, colares, pulseiras e outros adereços parecem “frescura”.

Acontece que a moda é uma forma de você se expressar pelo seu estilo. E isso significa que até quem não se enquadra em um único estilo pode expressar isso melhor se souber o básico.

Então vamos lá: neste post aqui não vamos falar tudo que um especialista precisa saber sobre moda. Longe disso.

Mas vamos explicar o básico para quem não liga pra isso e nem tem muito tempo para as combinações. Só o necessário pra você ver como se importar com o look é importante:

Tudo sobre moda 101: cores!

Se você entender bem como combinar cores, já vai estar a meio caminho andado.

A primeira dica é simples: a não ser que esteja muito inteirado sobre como usá-las, não vista mais do que 3 cores! Afinal, quanto mais cores, mais difícil de combinar, certo?

Ao combinar pelo menos duas cores, comece com tons pastel ou bege. Essas cores são mais suaves e isso facilita: quase qualquer outra cor vai combinar com elas.

Para montar um visual com 3 cores, siga essa mesma fórmula: um tom bege ou pastel e outras duas cores. Para combinar estas últimas entre si, você pode pesquisar na internet digitando “cores complementares” no Google.

Pronto, o primeiro passo está dado.

Estampas

Muita coisa esquisita acontece com quem não entende de estampas.

Por exemplo, se a gente disser aqui para você não combinar xadrez com listrado, você vai achar óbvio. Agora, saia na rua e veja quanta gente faz isso!

Essa também não é a única informação interessante para quem quer melhorar o visual com as estampas.

A primeira regra é: não misture formas geométricas ou tipos de estampa diferentes. Por exemplo, poá (bolinhas) e listras ou as listras com xadrez do nosso exemplo anterior estão proibidos!

Segunda regra: aplique o que dissemos sobre as cores nas estampas. Se você tiver cores complementares ou mesmo iguais entre estampas diferentes, já ajuda bastante a dar uma unidade.

Aposte nos adereços

Por último, fica a dica: use adereços! Isto é, aposte em lenços, pulseiras, colares, brincos e outros objetos que te ajudem a se expressar na forma de se vestir.

Para descobrir isso, só há um jeito: experimente e peça a opinião de amigos mais inteirados do assunto. Ah, e lembre-se de que, de certa forma, as tatuagens também são adereços. Se você tem muitas, inclusive, vale a pena diminuir as cores e adereços das roupas para valorizá-las.

Pronto. Está aí o mínimo — ou, em outras palavras, tudo sobre moda que alguém descolado precisa saber — para andar bem vestido sem precisar perder muito tempo pensando no assunto.

Ficou com alguma dúvida? Quer uma sugestão de look para um momento determinado? Quer ajudar o namorado ou namorada a dar uma repaginada no visual? Deixe uma mensagem aqui embaixo (ou então na nossa página do Facebook) que a gente responde!